Dicas para a campanha de E-mail Marketing


A má fama do e-mail marketing vem por muitas empresas cometerem o erro de empurrar ao usuário produtos e promoções sem nenhum estudo ou qualificação.

As campanhas de E-mail Marketing podem produzir resultados significativos e mensuráveis, desde que direcionadas ao público certo. Não podemos esquecer do conteúdo. A construção da credibilidade entrega a empresa o direito de "falar". Esta construção se baseia fundamentalmente em conteúdo.

Abaixo algumas recomendações que conduzem a uma utilização ética, pertinente e responsável do e-mail como ferramenta de marketing.

1. O fundamento básico é o respeito aos destinatários que receberão o e-mail marketing;

2. É necessário ter permissão do usuário para o primeiro envio e consequentemente prosseguir encaminhando as mensagens;

3. A empresa deve explicitar o produto ou serviço oferecido e apresentar de forma visível a alternativa de cancelamento do recebimento de e-mails;

4. Produza mensagens com o menor peso possível;

5. As mensagens devem seguir o formato .txt ou .html, com imagens fatiadas e localizadas em servidor próprio;

6. A relevância da mensagem. Preocupe-se sempre com o conteúdo de sua mensagem;

7. A freqüência de envio nunca deve ser superior a uma por semana.